
Resolução CEB/CNE nº 4/2010 Art. 17. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, destinar-se-ão, pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do Ensino Fundamental e do Médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifique e que lhes permita melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
Proposta do Projeto Piloto
O Projeto Piloto desenvolvido por mim e pelo meu grupo intitula-se "Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental nos espaços escolares e na comunidade". Durante a aula 2, nós, professoras cursistas, aprofundamos nosso debate na seguinte questão: Que tipo de ações podemos realizar com nossos educandos a fim de desenvolver nos mesmos a chamada consciência sustentável? Nesse ponto, já havíamos entrado em um consenso de que consciência sustentável vai muito além de colocar o guardanapo do sanduíche da merenda no lixo, por exemplo. Ter e praticar atitudes conscientemente sustentáveis passa por 3 esferas: a social, a ambiental e a econômica. Isto é, sentir-se comprometido e responsável em pensar quais são as consequências do meu consumo desenfreado sobre a relação humana, sobre o meio ambiente e sobre o crescimento da comunidade a qual estou inserido. Diante disso, diversas ideias surgiram para serem colocadas em prática nas escolas: criação de um coral infantil, resgate de um grupo de dança gauchesco, pesquisas utilizando salas de informática sobre questões voltadas a reciclagem e a redução de resíduos no nosso dia a dia, criações artísticas com materiais que, aparentemente, não teriam mais utilidade da mesma forma como chegaram até nós pela primeira vez, entrevistas com as famílias para constatar como a questão do lixo doméstico é tratada pela mesma, enfim, faltou tempo para explanar tantas ideias. Nesse sentido, é notável que este trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas é de suma importância visto que, por exemplo, um(a) aluno(a) pode aprender a fazer música com o seu corpo e com elementos que estão disponíveis a sua volta, a se relacionar com o próximo de maneira harmônica e a desenvolver suas potencialidades que podem auxiliá-lo(la) na aprendizagem em sala de aula. Se perceber que pode fazer muito com pouco, essa mentalidade será levada para outras tarefas de seu cotidiano, tais como apontar o lápis somente o necessário para pintar (aumentando sua durabilidade), reutilizar um caderno do ano anterior que ainda tiver algumas folhas, apagar as luzes da sala de aula quando esta estiver vazia, entre outros exemplos. Somente tenho a agradecer pela oportunidade que tenho de, através desse curso, poder trocar ideias e experiências com pessoas que, até então, não conhecia e, ao mesmo tempo, contribuir para uma educação realmente sustentável por meio da prática de projetos. Atenciosamente, Professora Fabiane Lenz
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário