CURSO
DE FORMAÇÃO ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE
ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA ABRANGÊNCIA DA 6ª COORDENADORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Órgão Promotor: SEDUC / Responsável:
Carlos Eduardo Vieira da Cunha
Órgão Executor: 6ª CRE/Responsável:
Luiz Ricardo Pinho de Moura
Coordenador
Regional: Luiz Ricardo Pinho de Moura
Coordenadora Adjunta: Janaína Andréa Halmenschlager Venzon
Coordenadora
Pedagógica: Joice de Lourdes Battisti Gassen
Professoras
Responsáveis pelo Curso:
Mariluci
Prestes Moraes Trinks – Assessora Pedagógica
Núria
Meurer – Assessora do NTE
Santa
Cruz do Sul
2016
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA ABRANGÊNCIA DA 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE
ENSINO
Projeto
de curso a ser desenvolvido na região de abrangência da 6ª Coordenadoria
Regional de Ensino – RS
Santa
Cruz do Sul
2016
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SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
2.OBJETIVO
GERAL.......................................................................................................6
2.1.Objetivos
Específicos..................................................................................................6
3.JUSTIFICATIVAS.........................................................................................................6
4.REFERENCIAL
TEÓRICO...........................................................................................8
5.METODOLOGIA.........................................................................................................11
6.RECURSOS..................................................................................................................21
7.CRONOGRAMA......................................................................................................
..22
Referências......................................................................................................................24
Anexos.............................................................................................................................26
1. INTRODUÇÃO:
Com
a implantação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, muito se
discute a respeito do Seminário Integrado, que é parte integrante da grade
curricular na qual são desenvolvidos os projetos. Ao contrário do que muitos
docentes pensam, o Seminário Integrado veio para que o aluno tenha a
possibilidade de fazer uma leitura do meio em que vive, do entorno da escola,
enfim, da sociedade em que o discente está inserido, a fim de buscar soluções
frente a situações-problemas.
Para
o desenvolvimento de projetos foi implantado nas escolas estaduais do Ensino
Médio do Rio Grande do Sul o Ensino Médio Politécnico Seminário Integrado, que
teve início no ano de 2012 e segue no período atual. Foi criado de acordo com a
RESOLUÇÃO CEB/CNE nº 4, de
13 de julho de 2010:
Art. 17. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, destinar-se-ão,
pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e
projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto
pedagógico, de modo que os estudantes do Ensino Fundamental e do Médio possam
escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam
melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
§ 1º Tais programas e projetos devem ser desenvolvidos de modo
dinâmico, criativo e flexível, em articulação com a comunidade em que a escola
esteja inserida.
§ 2º A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar
a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos,
perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os
diferentes campos do conhecimento.
Entende-se o Seminário Integrado como um espaço de
produção do conhecimento, entre docentes e discentes, promovendo e consolidando
as relações teoria e prática, estimulando a busca por ações
concretas para um determinado problema. Através do desenvolvimento de projetos,
promove-se a sensibilização dos envolvidos na relação do ser humano
“humanizado” com o próximo e com o meio em que vive.
Nesse
sentido, o professor passa a ser um mediador no processo ensino-aprendizagem,
orientando o aluno para a perspectiva da metodologia de projetos, desenvolvendo
o trabalho em rede, de maneira interdisciplinar e em equipe.
Há anos
muitos professores desenvolvem projetos, participando de Feiras de Ciências e
Mostras de Trabalhos, em especial os professores da área de Ciências da
Natureza. O Seminário Integrado surgiu como uma oportunidade para que o aluno
faça
projetos
nas áreas de conhecimento de seu interesse, com carga horária disponibilizada
na grade curricular. Isso representa um
avanço na educação do RS, pois desenvolver projetos é construir o conhecimento,
com o aluno sendo o protagonista e o professor um mediador, que também aprende,
apreende e reformula conceitos.
Não
podemos, em hipótese alguma, negarmos a existência da Base Nacional Comum
Curricular, onde são apontados os Temas Integradores. Dentre os
temas, destacamos a Sustentabilidade e o Consumo e Educação Financeira. Quando
se aborda as questões relativas à sustentabilidade, estamos indagando e
discutindo sobre as nossas ações frente ao próximo e ao nosso mundo. Discutir
sobre a arrecadação de tributos, histórico, finalidades e o nosso papel como
cidadão é formar pessoas conscientes, críticas e responsáveis, como se lê em
muitos projetos Político Pedagógicos de várias escolas.
Frente
a essa proposta, a
6ª Coordenadoria Regional de Educação percebe a necessidade de oferecer
aos docentes uma formação que possa nortear o trabalho dos professores nas
escolas, que consigam visualizar o Seminário Integrado como uma ferramenta para
a construção de projetos interdisciplinares em sala de aula.
Pensando
na conjuntura atual, faz-se necessário fomentar a leitura crítica da sociedade.
Na era da informatização, da diversidade, a educomunicação vem de encontro com
o projeto. Nesse sentido, o curso de formação tem como uma das metas a
utilização e o aperfeiçoamento de multimídias como possibilidade
de inclusão da pesquisa e autoria dos participantes.
Ao final do curso, os professores produzirão artigos
científicos, que serão enviados para revistas de educação. Também apresentarão seus
projetos elaborados durante o curso, referentes às Escolas-Polos, durante a
Mostra Regional de Projetos. Dessa maneira, o professor será o protagonista de
sua aprendizagem, pois colocarão em prática
os conhecimentos adquiridos, aprimorados e socializados durante os
encontros.
2. OBJETIVO GERAL:
*
Oferecer aos docentes uma formação que possibilite a elaboração de projetos no
Ensino Fundamental e Médio, a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias, com
o intuito de buscar soluções para situações-problemas na sociedade em que está
inserido.
2.1.Objetivos Específicos:
* Apresentar a Metodologia de
Projetos para nortear o trabalho dos professores nas escolas;
* Aprimorar o conceito de
sustentabilidade voltada à educação;
* Oferecer
aos docentes ferramentas tecnológicas para a construção de projetos
interdisciplinares em sala de aula;
* Sensibilizar
os professores da importância de desenvolver e orientar projetos;
* Propiciar momentos onde os
professores possam socializar suas experiências com projetos em sala de aula;
*Analisar a importância da
leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar;
* Elaborar projetos referentes às
Escolas-Polos, bem como artigos científicos, a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, aprimorados e
socializados durante a formação.
* Promover uma Mostra de Projetos Regional,
como culminância do trabalho desenvolvido durante o Curso de Formação.
3.JUSTIFICATIVAS:
Considerando
que:
* a Metodologia de Projetos apresenta
uma proposta para nortear os trabalhos dos professores nas escolas, vindo ao
encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a inclusão e autoria em
trabalhos de pesquisa;
* a realização de projetos dá a
possibilidade de o aluno ser protagonista do seu aprendizado, e o professor ser
um mediador do processo ensino aprendizagem;
* a Educomunicação podem ser usada como
ferramenta para desenvolver trabalhos interdisciplinares;
*
o professor, ao construir o conhecimento com o seu aluno e sendo motivado
através de apoio pedagógico oferecido durante o curso de formação, apresenta
maiores condições de sensibilizar seus alunos para desenvolver projetos;
*a
necessidade de o professor ser protagonista de seu próprio projeto, bem como de
um artigo científico;
Justifica-se
esse projeto.
5.METODOLOGIA:
O
curso será realizado parte EAD (67h) e parte presencial (33h), no NTE. Serão três
encontros presenciais, de março a julho de 2016, finalizando o curso no dia
26/10/16, com a culminância na Mostra de Projetos Regional. A formação se dará para
todas as escolas da região de abrangência da coordenadoria, envolvendo os 18
municípios, aos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, e
para o Ensino Médio.
O
tema da formação, bem como da Mostra de Projetos Regional será Educar para a
Sustentabilidade.
A formação se
dará através da Plataforma SEDUC, com acesso a fórum e atividades EAD.
Para agilizar
o deslocamento dos professores e reduzir demanda por recursos financeiros, os
encontros presenciais serão realizados em polos próximos a escola de lotação do
professor, conforme tabela 1 em
anexo.
O curso
envolverá aproximadamente 615 profissionais, entre professores e coordenadores
pedagógicos (ver tabela 2 em anexo).
Critérios para a participação dos
professores no curso, caso houver mais de um professor:
1 - Deve ter 40h na escola, com
regência de turma nos dois turnos;
2 – Ser nomeado;
3 – Já desenvolva projetos com
seus alunos;
4 – Ser o mais antigo na escola.
Número mínimo de professores
participantes por escola:
·
1 professor do Ensino Fundamental - anos
iniciais. Caso a escola tenha mais de uma turma, a equipe diretiva deve
designar 2 professores;
·
1 professor do Ensino Fundamental – anos finais.
Caso a escola tenha mais de uma turma, a equipe diretiva deve designar 2 professores;
·
4 professores do Ensino Médio – 1 por área do
conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática
(SENDO QUE UM DELES DEVE LECIONAR SEMINÁRIO INTEGRADO).
Conteúdo Programático:
* Elaboração de Projetos e
artigos científicos;
*Estudo da Base Nacional Comum Curricular;
*Estudo de Sustentabilidade e Educação Fiscal;
* A
importância da leitura na formação do cidadão crítico;
*Utilização de ferramentas (acesso
a plataforma da SEDUC Moodle – EaD; Regras da ABNT, Uso de programas básicos
instalados em computadores; armazenamento de arquivo disponibilizado na nuvem,
redes de comunicação e utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nas
escolas, produção de vídeos, slides);
*Educomunicação como proposta de
uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem,
através de meios de mídia de forma colaborativa e interdisciplinar.
Carga horária do curso = 100h
* 33 horas presenciais, das quais:
* 3 encontros presenciais X 3h
cada = 9h;
* Participação do professor na
Mostra Interna da escola = 8h (com
orientação de projetos);
* Participação do professor na
Mostra Polo = 8h (com a orientação
de projetos a seus alunos e/ou como avaliador);
* Participação na Mostra de
Projetos Regional = 8h (expondo seu
projeto referente à sua Escola-Polo, e também avaliando projetos de outras
escolas);
* 67 horas à distância – atividades EAD na Plataforma SEDUC (dentre
as quais, a elaboração de um projeto referente a Escola-Polo e um artigo
científico, que serão divulgados em revistas de educação, jornais, sites
educacionais e institucionais).
MOSTRAS
Níveis para participação e avaliação:
*Ensino fundamental – anos
iniciais I – 1º, 2º e 3º ano
*Ensino fundamental – anos
iniciais II – 4º e 5º ano
*Ensino fundamental – anos
finais – 6º ao 9 º ano + EJA
*Ensino Médio + EJA
1 – Mostra nas escolas:
Organização de cada escola.
Tema: Educar para a
Sustentabilidade
Critérios para a participação na Mostra de Projetos Polo:
*A escola deverá enviar no
mínimo um projeto por nível e, acima disso, a escola poderá selecionar 10% dos
projetos apresentados em cada nível.
2 – Mostra de Projetos Polo:
Organização feita pela 6ª CRE.
Tema: Educar para a Sustentabilidade
Critérios para a participação na Mostra de Projetos Regional, a
partir de cada Polo:
Levando em consideração o total
de alunos por município, a tabela com o número de projetos por nível, bem como
o total de pessoas que participarão da Mostra de Projetos Regional, consta no
anexo (ver tabela 3).
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