Projeto


CURSO DE FORMAÇÃO ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA ABRANGÊNCIA DA 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Órgão Promotor: SEDUC / Responsável: Carlos Eduardo Vieira da Cunha
Órgão Executor: 6ª CRE/Responsável: Luiz Ricardo Pinho de Moura

Coordenador Regional: Luiz Ricardo Pinho de Moura
Coordenadora Adjunta: Janaína Andréa Halmenschlager Venzon
Coordenadora Pedagógica: Joice de Lourdes Battisti Gassen
Professoras Responsáveis pelo Curso:
Mariluci Prestes Moraes Trinks – Assessora Pedagógica
Núria Meurer – Assessora do NTE


Santa Cruz do Sul
2016

ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO ELABORAÇÃO DE PROJETOS  PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA ABRANGÊNCIA DA 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO


Projeto de curso a ser desenvolvido na região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino – RS


Santa Cruz do Sul
2016


 
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
2.OBJETIVO GERAL.......................................................................................................6
2.1.Objetivos Específicos..................................................................................................6
3.JUSTIFICATIVAS.........................................................................................................6
4.REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................................8
5.METODOLOGIA.........................................................................................................11 
6.RECURSOS..................................................................................................................21
7.CRONOGRAMA...................................................................................................... ..22
Referências......................................................................................................................24
Anexos.............................................................................................................................26


1. INTRODUÇÃO:
Com a implantação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, muito se discute a respeito do Seminário Integrado, que é parte integrante da grade curricular na qual são desenvolvidos os projetos. Ao contrário do que muitos docentes pensam, o Seminário Integrado veio para que o aluno tenha a possibilidade de fazer uma leitura do meio em que vive, do entorno da escola, enfim, da sociedade em que o discente está inserido, a fim de buscar soluções frente a situações-problemas.
Para o desenvolvimento de projetos foi implantado nas escolas estaduais do Ensino Médio do Rio Grande do Sul o Ensino Médio Politécnico Seminário Integrado, que teve início no ano de 2012 e segue no período atual. Foi criado de acordo com a RESOLUÇÃO CEB/CNE nº 4, de 13 de julho de 2010:

Art. 17. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, destinar-se-ão, pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do Ensino Fundamental e do Médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
§ 1º Tais programas e projetos devem ser desenvolvidos de modo dinâmico, criativo e flexível, em articulação com a comunidade em que a escola esteja inserida.
§ 2º A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.

Entende-se o Seminário Integrado como um espaço de produção do conhecimento, entre docentes e discentes, promovendo e consolidando as relações teoria e prática, estimulando a busca por ações concretas para um determinado problema. Através do desenvolvimento de projetos, promove-se a sensibilização dos envolvidos na relação do ser humano “humanizado” com o próximo e com o meio em que vive.
Nesse sentido, o professor passa a ser um mediador no processo ensino-aprendizagem, orientando o aluno para a perspectiva da metodologia de projetos, desenvolvendo o trabalho em rede, de maneira interdisciplinar e em equipe.
Há anos muitos professores desenvolvem projetos, participando de Feiras de Ciências e Mostras de Trabalhos, em especial os professores da área de Ciências da Natureza. O Seminário Integrado surgiu como uma oportunidade para que o aluno faça
projetos nas áreas de conhecimento de seu interesse, com carga horária disponibilizada na grade curricular.   Isso representa um avanço na educação do RS, pois desenvolver projetos é construir o conhecimento, com o aluno sendo o protagonista e o professor um mediador, que também aprende, apreende e reformula conceitos.
Não podemos, em hipótese alguma, negarmos a existência da Base Nacional Comum Curricular, onde são apontados os Temas Integradores. Dentre os temas, destacamos a Sustentabilidade e o Consumo e Educação Financeira. Quando se aborda as questões relativas à sustentabilidade, estamos indagando e discutindo sobre as nossas ações frente ao próximo e ao nosso mundo. Discutir sobre a arrecadação de tributos, histórico, finalidades e o nosso papel como cidadão é formar pessoas conscientes, críticas e responsáveis, como se lê em muitos projetos Político Pedagógicos de várias escolas.
Frente a essa proposta, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação percebe a necessidade de oferecer aos docentes uma formação que possa nortear o trabalho dos professores nas escolas, que consigam visualizar o Seminário Integrado como uma ferramenta para a construção de projetos interdisciplinares em sala de aula.
Pensando na conjuntura atual, faz-se necessário fomentar a leitura crítica da sociedade. Na era da informatização, da diversidade, a educomunicação vem de encontro com o projeto. Nesse sentido, o curso de formação tem como uma das metas a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias como possibilidade de inclusão da pesquisa e autoria dos participantes.
            Ao final do curso, os professores produzirão artigos científicos, que serão enviados para revistas de educação. Também apresentarão seus projetos elaborados durante o curso, referentes às Escolas-Polos, durante a Mostra Regional de Projetos. Dessa maneira, o professor será o protagonista de sua aprendizagem, pois colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, aprimorados e socializados durante os encontros.

2. OBJETIVO GERAL:
* Oferecer aos docentes uma formação que possibilite a elaboração de projetos no Ensino Fundamental e Médio, a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias, com o intuito de buscar soluções para situações-problemas na sociedade em que está inserido.

2.1.Objetivos Específicos:
* Apresentar a Metodologia de Projetos para nortear o trabalho dos professores nas escolas;
* Aprimorar o conceito de sustentabilidade voltada à educação;
* Oferecer aos docentes ferramentas tecnológicas para a construção de projetos interdisciplinares em sala de aula;
* Sensibilizar os professores da importância de desenvolver e orientar projetos;
* Propiciar momentos onde os professores possam socializar suas experiências com projetos em sala de aula;
*Analisar a importância da leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar;
* Elaborar projetos referentes às Escolas-Polos, bem como artigos científicos, a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, aprimorados e socializados durante a formação.
* Promover uma Mostra de Projetos Regional, como culminância do trabalho desenvolvido durante o Curso de Formação.

3.JUSTIFICATIVAS:
Considerando que:
* a Metodologia de Projetos apresenta uma proposta para nortear os trabalhos dos professores nas escolas, vindo ao encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa;
* a realização de projetos dá a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu aprendizado, e o professor ser um mediador do processo ensino aprendizagem;
 * a Educomunicação podem ser usada como ferramenta para desenvolver trabalhos interdisciplinares;
* o professor, ao construir o conhecimento com o seu aluno e sendo motivado através de apoio pedagógico oferecido durante o curso de formação, apresenta maiores condições de sensibilizar seus alunos para desenvolver projetos;

*a necessidade de o professor ser protagonista de seu próprio projeto, bem como de um artigo científico;
Justifica-se esse projeto.

5.METODOLOGIA:
            O curso será realizado parte EAD (67h) e parte presencial (33h), no NTE. Serão três encontros presenciais, de março a julho de 2016, finalizando o curso no dia 26/10/16, com a culminância na Mostra de Projetos Regional. A formação se dará para todas as escolas da região de abrangência da coordenadoria, envolvendo os 18 municípios, aos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, e para o Ensino Médio.
            O tema da formação, bem como da Mostra de Projetos Regional será Educar para a Sustentabilidade.
A formação se dará através da Plataforma SEDUC, com acesso a fórum e atividades EAD.
Para agilizar o deslocamento dos professores e reduzir demanda por recursos financeiros, os encontros presenciais serão realizados em polos próximos a escola de lotação do professor, conforme tabela 1 em anexo.
O curso envolverá aproximadamente 615 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos (ver tabela 2 em anexo).
Critérios para a participação dos professores no curso, caso houver mais de um professor:
1 - Deve ter 40h na escola, com regência de turma nos dois turnos;
2 – Ser nomeado;
3 – Já desenvolva projetos com seus alunos;
4 – Ser o mais antigo na escola.
Número mínimo de professores participantes por escola:
·         1 professor do Ensino Fundamental - anos iniciais. Caso a escola tenha mais de uma turma, a equipe diretiva deve designar 2 professores;
·         1 professor do Ensino Fundamental – anos finais. Caso a escola tenha mais de uma turma, a equipe diretiva deve designar 2 professores;
·         4 professores do Ensino Médio – 1 por área do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática (SENDO QUE UM DELES DEVE LECIONAR SEMINÁRIO INTEGRADO).
Conteúdo Programático:
* Elaboração de Projetos e artigos científicos;
*Estudo da Base Nacional Comum Curricular;
*Estudo de Sustentabilidade e Educação Fiscal;

* A importância da leitura na formação do cidadão crítico;

*Utilização de ferramentas (acesso a plataforma da SEDUC Moodle – EaD; Regras da ABNT, Uso de programas básicos instalados em computadores; armazenamento de arquivo disponibilizado na nuvem, redes de comunicação e utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nas escolas, produção de vídeos, slides);
*Educomunicação como proposta de uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem, através de meios de mídia de forma colaborativa e interdisciplinar.
Carga horária do curso = 100h
* 33 horas presenciais, das quais:
* 3 encontros presenciais X 3h cada = 9h;
* Participação do professor na Mostra Interna da escola = 8h (com orientação de projetos);
* Participação do professor na Mostra Polo = 8h (com a orientação de projetos a seus alunos e/ou como avaliador);
* Participação na Mostra de Projetos Regional = 8h (expondo seu projeto referente à sua Escola-Polo, e também avaliando projetos de outras escolas);
* 67 horas à distância – atividades EAD na Plataforma SEDUC (dentre as quais, a elaboração de um projeto referente a Escola-Polo e um artigo científico, que serão divulgados em revistas de educação, jornais, sites educacionais e institucionais).
MOSTRAS
Níveis para participação e avaliação:
*Ensino fundamental – anos iniciais I – 1º, 2º e 3º ano
*Ensino fundamental – anos iniciais II – 4º e 5º ano
*Ensino fundamental – anos finais – 6º ao 9 º ano + EJA
*Ensino Médio + EJA
1 – Mostra nas escolas:
Organização de cada escola.
Tema: Educar para a Sustentabilidade
Critérios para a participação na Mostra de Projetos Polo:
*A escola deverá enviar no mínimo um projeto por nível e, acima disso, a escola poderá selecionar 10% dos projetos apresentados em cada nível.
2 – Mostra de Projetos Polo:
Organização feita pela 6ª CRE.
Tema: Educar para a Sustentabilidade
Critérios para a participação na Mostra de Projetos Regional, a partir de cada Polo:
Levando em consideração o total de alunos por município, a tabela com o número de projetos por nível, bem como o total de pessoas que participarão da Mostra de Projetos Regional, consta no anexo (ver tabela 3).

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