segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Percepções sobre o curso

Fórum 6 - Percepções

A Metodologia de projetos tem como proposta possibilitar a inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa.
A realização de projetos oportuniza ao aluno e professor o protagonismo no processo ensino aprendizagem.
A educomunicação se apresenta como uma ferramenta no desenvolvimento dos trabalhos interdisciplinares.
O professor, ao construir o conhecimento com o seu aluno e sendo motivado através do apoio pedagógico oferecido durante o curso de formação, apresenta maiores condições de sensibilizar seus alunos para desenvolver projetos.
Faça a sua análise sobre a importância da leitura crítica no contexto interdisciplinar.
Deixe seu registro neste espaço.
Nuria Meurer  e Mariluci Trinks
Curso Elaboração de Projetos e Educomunicação 2016.

Respostas relevantes de professores cursistas:


Refletir sobre as percepções que tive ao longo deste curso, com certeza remetem a aspectos relevantes e significativos: ao envolvimento que se realizou por todos na escola para que as ações de fato se sucederem, do resgate interessante das mostras internas, resgatando nossas antigas feiras de ciências.
Falar da empolgação dos alunos que representaram nossa escola - e ter este reconhecimento é bom para o trabalho de professor e aluno...
Além de destacar o quanto tivemos que buscar nas mídias, na tecnologia, dos aspectos que entrelaçam as diferentes áreas (...) além de pensar nas temáticas mais globais que o curso propunha.
Mas de destacar com ênfase no próprio professor cursista por se envolver na busca, no conhecer e no tentar fazer diferente.
São cursos como estes que nos fazem mover a educação.
por ADRIANA INES SCHEIBLER - segunda-feira, 28 nov 2016, 11:30

A preocupação com a temática ambiental não é recente, porém temos vivenciado a presença de inúmeros movimentos em prol do meio ambiente. Baseando nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho pode ser considerada de grande importância na vida do educando. A partir desse, foi possível através de metodologias diferenciadas (educomunicação), sensibilizar e informar os estudantes sobre a realidade ambiental, de modo a indicar o papel e a responsabilidade da sociedade sobre o que ocorre no meio ambiente.
por JOCIMAR FURTADO - quinta-feira, 24 nov 2016, 16:13

Trabalhar com projetos foi uma das maiores realizações em relação ao ensino-aprendizagem na escola. O envolvimento dos alundo foi surpreendente em sua grande maioria.
Perceber que é possível viver e conviver, pensando e agindo sustentavelmente, ainda é um desafio. Os projetos constituem um caminho em busca de uma vivência harmoniosa com a Natureza e afins.
por EARA LUISA LUFT HENCKES - quinta-feira, 24 nov 2016, 11:13

Com este curso consegui maiores informações sobre a metodologia de projetos e sobre a importância da interdisciplinariedade e educomunicação. Com o contexto atual precisamos nos apoderar das novas tecnologias para dar conta dos interesses dos alunos que estão conectados na era digital. A troca de experiências entre os participantes e tutores do curso foi muito relevante. O material de apoio com textos e vídeos foram de grande qualidade. Parabéns aos organizadores e participantes do curso, que mesmo no final de ano com tantas atividades na escola conseguiram acompanhar o curso.
por SUELISE LORENZ KIST - quinta-feira, 24 nov 2016, 10:59

Realmente trabalhar integralmente educação e comunicação lincando o tema sustentabilidade propicia uma reflexão critica sobre as ações que realizamos dia a dia. O fato de trabalhar conjuntamente propiciou aos participantes o ato de "aprender a aprender".
Acredito que as percepções foram positivas, pois o curso mexeu com a estrutura e a organização de cada participante, possibilitando a mobilidade e a interação, ou seja, alguns aspectos precisaram ser desacomodados para que se realizasse a proposta do projeto piloto na escola.
por ALEXANDRA DE FÁTIMA POSSEBON - quarta-feira, 23 nov 2016, 19:47

Diante dos novos desafios da sociedade contemporânea, a educação, cada vez mais, precisa ampliar os espaços, tempos e oportunidades educativas, o que busca justamente a promoção de uma educação integral, ou seja, a formação dos alunos nas suas multidimensões. Isso passa, necessariamente, pela possibilidade de converter-se num espaço privilegiado para garantir às novas gerações os conhecimentos e as habilidades indispensáveis, para que se comuniquem com autonomia e autenticidade. Essa aproximação entre comunicação e educação se torna essencial. Um conjunto das ações voltadas ao planejamento e implementação de práticas destinadas a criar e desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços educativos, garantindo, dessa forma, crescentes possibilidades de expressão a todos os membros das comunidades educativas.
por JENIFER CHRISTMANN - terça-feira, 22 nov 2016, 12:58

Podemos afirmar que a educação e a comunicação andam juntas, principalmente nos dias atuais, onde a tecnologia cresceu de forma exponencial. Assim, esse curso teve uma grande importância na formação dos participantes, pois ajudou a estabelecer uma linguagem crítica e participativa utilizada no cotidiano entre os alunos e os professores. O tema em questão para o desenvolvimento do trabalho é importante, pois ajuda os educandos a participarem em ações ambientais, de forma a conhecer alternativas para solucionar os problemas ambientais e atuarem com agentes sociais provedores de mudanças benéficas para assegurar a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.
por CARLOS EDUARDO SCHMIDT - sábado, 19 nov 2016, 16:29

         A proposta do curso foi muito bem elaborada e de fácil acessona plataforma, com atividades que faziam refletir diretamente sobre a importância da elaboração de projetos nas escolas. No decorrer do curso, através do estudo dos materiais fornecidos e a realização das tarefas propostas no ambiente virtual, sinto que estou bem mais preparada e com maiores condições para coordenar projetos. Precisamos formar cidadãos críticos e autônomos e através da elaboração de projetos tornam-se protagonistas do processo ensino aprendizagem.
por DIANA MARIA COLOMBELLI - terça-feira, 15 nov 2016, 17:38

As propostas apresentadas no Curso de Formação Elaboração de Projetos e Educomunicação são de extrema importância porque desafiam professores e alunos a trabalharem de forma colaborativa, interdisciplinar e exercendo a dialética através da metodologia de projetos, o que para muitos, se traduz em grande desafio, pois a maioria das Escolas ainda desenvolve práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem. Compreender que o conhecimento pode ser construído, transformado, descoberto ou constatado através de relações horizontais, de respeito e desejo por evidenciar a aprendizagem significativa e não apenas a reprodução é uma realidade que se deseja nos contextos escolares e que é possível quando se acredita e verdadeiramente se empenha para que aconteça. Percebo tudo isso como um passo à frente para desacomodar e incentivar o aprender a aprender, a buscar, a pesquisar e não se conformar com a informação passada, mas a refletir sobre diferentes possibilidades, formas, ângulos e diversidade. E, acima de tudo, uma forma de manter o interesse dos alunos e também dos professores, principalmente quando as TICD’s fazem parte do processo de aprendizagem.
por Carla Maria Pinho da Rosa - sábado, 5 nov 2016, 18:21

Trabalhar com projetos promove maior envolvimento e parceria entre o professor e aluno, sendo autores do processo de construção e busca do conhecimento. Enriquece o trabalho. O trabalho interdisciplinar facilita a compreensão por parte dos alunos dos conteúdos a serem abordados nos diferentes componentes curriculares. Qualquer tentativa neste sentido sempre é válida e traz bons resultados. 
Mas percebo como entrave para que esta metodologia se torne prática constante nas escolas, a forma como a escola está organizada em seus tempos e espaços, aulas distribuídas por períodos e até a distribuição dos recursos humanos são questões não muito favoráveis para a efetivação do trabalho. Isto requer muito planejamento coletivo e disposição dos envolvidos, se não acaba sendo um trabalho extra e não como metodologia de ensino.
Atualmente, a sociedade exige indivíduos qualificados e capazes de resolver diversas situações, a escola de educação básica deve ser responsável por esta preparação inicial.
por ANDREIA ROSELI METZGER KLEIN - quinta-feira, 3 nov 2016, 21:04

A metodologia de projetos nos permite ter uma visão geral do todo, ou seja, a interdisciplinaridade. 
Os alunos tanto na pesquisa realizada como na prática se sentiram valorizados, e se envolveram no projeto.
Nem todos os professores se envolvem com a mesma dedicação. Tem professores que ainda são resistentes a trabalhar com projetos.
O uso de tecnologias nos dias atuais é de suma importância para o professor e para o aluno porque podem fazer uso das mais diversas ferramentas disponíveis.
por JUSSARA DA SILVA - domingo, 30 out 2016, 09:05


A participação no curso Elaboração de Projetos e Educomunicação foi muito importante, tanto para nós, professores, quanto para os alunos, que se envolveram ativamente na construção de seus projetos. Pudemos ver a concretização dos trabalhos realizados em sala de aula, pois além de trabalharmos com temas interessantes, que despertaram a curiosidade dos alunos, também conseguimos desenvolver neles autonomia e diversas competências. Como professores, aprendemos muito sobre a dinâmica de projetos e ferramentas da Educomunicação.
por SILVANI SOARES TEIXEIRA - domingo, 27 nov 2016, 21:47 


A Resolução, Nº4, de 13 de Julho de 2010 que “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica” apresenta as diretrizes na busca da qualidade da Educação no nosso país. Traz consigo uma proposta de construção do conhecimento menos fragmentado na era tecnológica que vivenciamos atualmente. O uso das tecnologias está influenciando diretamente a vida das pessoas, e precisa estar presente também na escola, lócus do saber, e deve ser uma ferramenta aliada na construção dos saberes e na formação de indivíduos atuantes na sociedade. O curso de Elaboração de Projetos e Educomunicação trouxe uma nova perspectiva de fazer pedagógico aos docentes , um apoio no cumprimento da Resolução Nº4, de 13 de Julho de 2010 para a Educação brasileira. E segundo MORAN (1995) A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores. (MORAN, 1995).
por VANDRIANI HERMES BOTELHO - quarta-feira, 26 out 2016, 19:52


Na escola já realizamos projetos, mas nesse ano o envolvimento de professores e aluno foi mais intenso. Foi muito gratificante trabalhar juntamente com colegas e trocar experiências e buscar alternativas para superar algumas dificuldades. Percebo que o trabalho é contínuo e temos muito o que melhorar. A colaboração de algumas mães plantou sementinhas... 
por ROSANGELA LILIANA KAERCHER - terça-feira, 25 out 2016, 12:58


O curso educomunicação possibilitou experiências riquíssimas no ambiente escolar.Quanto à participação no evento ocorrido na mostra Regional, foi um sucesso.
As atividades desenvolvidas na escola, proporcionaram oportunidade de crescimento tanto para os alunos, com a mudança de posturas frente à reutilização do óleo de cozinha, como os cuidados que devemos ter para que tenhamos uma alimentação saudável.
por MIRIAM LEAL AZEREDO GAEDKE - sexta-feira, 18 nov 2016, 14:53

Criar ações para um desenvolvimento sustentável e assegurar um planeta mais saudável para as gerações futuras unindo os fatores sociais, econômicos e ambientais é um propósito acolhido pelas Escolas que participaram do Curso Elaboração de Projeto e Educomunicação. A busca de soluções práticas para os problemas existentes e o incentivo a pesquisa, proporcionando ao aluno este espaço em sala de aula, foram alguns dos objetivos propostos pela Coordenação do Curso, entre outros.
O movimento promovido na escola foi muito importante, fez com que professores e alunos experimentassem uma metodologia diferente e que dá resultados. Mas, infelizmente alguns professores ainda não conseguem ver a metodologia de projetos desta forma, justificam que precisam para com o conteúdo que está sendo trabalhado para então executar um projeto. Está aí um grande desafio para nós Supervisores, fazer com que os professores compreendam que trabalhar com a metodologia de projetos significa traçar um caminho claro para o alcance dos objetivos propostos, de uma forma integrada.
A escola pode proporcionar um ambiente saudável e coerente com aquilo que pretende que os seus alunos aprendam, é que, de fato, contribui para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente. E o trabalho com projetos vem de encontro com este objetivo, pois o mesmo permite este trabalho em rede envolvendo toda uma comunidade escolar em um mesmo objetivo. Os alunos conseguem relacionar a prática e a teoria de uma forma mais fácil e objetiva.
A prática de projetos na EEEF Ramiz Galvão – Rio Pardo vem se desenvolvendo desde 2015, mas ainda estamos engatinhando no assunto. Já percebemos muitos avanços, mas temos um longo caminho a trilhar. Percebi durante a realização e a prática do curso que as atividades feitas na escola, renderam melhores resultados. O envolvimento e o compromisso com o grupo foram maiores. Quando se fala em sair do espaço escolar, o grupo se retrai um pouco, talvez ai esteja um tema a ser trabalhado com os alunos – oralidade com diferentes grupos. A realização do curso nos proporcionou momentos de integração e troca de experiências, mas talvez não tenha sido o esperado. A organização e execução do Projeto Piloto ficaram um tanto superficial, acredito não ter atingido os seus reais objetivos. Sugiro que numa próxima edição as atividades sejam separadas, primeiro os projetos nas escolas, da forma como ocorreu e posteriormente o Projeto Piloto.  Se a as atividades fossem em períodos distintos, a organização na escola seria muito mais fácil e os resultados bem melhores. Justifico esta sugestão porque somos nós Coordenadores Pedagógicos os responsáveis pelas atividades e temos além dessas atividades inúmeras outras exigências a serem cumpridas. Sou defensora do trabalho com projetos, acredito e muito nesta metodologia, mas ela exige estudo e reflexão com os professores para que eles compreendam o verdadeiro sentido e a importância deste trabalho. Para 2017 estamos pensando em começar o ano estudando esta metodologia, tendo em vista o trabalho com as áreas do conhecimento. Mas um estudo gradual e contínuo que vá de encontro com o interesse e conhecimento dos professores.
por MARIA RAQUEL TEIXEIRA DOS SANTOS - sábado, 5 nov 2016, 10:51


Este Curso de Projetos proporcionou para as escolas ressurgir a metodologia de projetos e incentivar a aprendizagem significativa no qual o professor é mediador e o aluno tem a possibilidade de trabalhar e mobilizar seus conhecimentos através da pesquisa e resolução de problemas.
Na escola percebi o quanto foi importante desenvolver essa metodologia, pois trouxeram resultados significativos no processo de ensinar e aprender.
por ALESSANDRA GASSEN - sábado, 26 nov 2016, 22:23


Devido aos avanços tecnológicos e da acessibilidade de dispositivos como:computadores, tablets, smartphone e etc, notam-se que os alunos já estão produzindo conteúdos utilizando mídias- sejam fotos, vídeos e demais materiais. Nesse sentido, o conteúdo Educomunicativo vem ao encontro desta realidade. O professor  teve a oportunidade de instigar a interação com as diferentes mídias na abordagem e realização do projeto e a construção de saberes. É importante que cada profissional da educação encontre a melhor forma de usar as tecnologias digitais em seu fazer pedagógico, com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizagem.
por RUTHIL WAECHTER KROTH - terça-feira, 8 nov 2016, 22:37

 No decorrer do trabalho sobre projetos de pesquisa, percebi o quanto os alunos estavam envolvidos em suas pesquisas. Usando os mais diferentes meios tecnológicos, aprenderam e ensinaram.     Na Mostra realizada na Escola, ficou bem claro o envolvimento dos alunos em todo o processo, desde a organização, autonomia, autoconfiança e socialização. Sentiram-se empoderados.      Os professores se envolveram e motivaram seus alunos,com empenho e dedicação.      Segundo Paulo Freire (2011, P.12), " ensinar não é transferir conhecimento, mas criar meios para que a aprendizagem aconteça ".      Com a Metodologia de Projetos, é possível fazer com que o aluno perceba a inter-relação entre os componentes curriculares.
por MARIA RITA DALPIAZ BREUNIG - terça-feira, 1 nov 2016, 22:04

Particularmente, não sou adepta a cursos EAD. Prefiro presencial. Todavia acredito que a proposta foi válida, pois cada vez mais nos deparamos com nossos alunos dominando tecnologias novas e muitas vezes vamos ficando para trás. Nesse sentido acho válido estarmos nos propondo a buscar aperfeiçoamento e nos apropriarmos de novas metodologias de ensino e novas ferramentas que possamos utilizar em nossas salas de aula, e, mais do que isso, sairmos da acomodação e buscarmos interação com nossos colegas de outras escolas.
por VANUSA VOESE WENDLAND - segunda-feira, 7 nov 2016, 22:43

Os projetos desenvolvidos durante o ano foram de grande valia para conhecimento geral. Os alunos demonstraram muito interesse e os professores buscaram atualizar-se em seus conhecimentos para melhor auxiliar os projetos. Toda a comunidade tem prazer em ver o desenvolvimento de um trabalho na medida em que ele é bem elaborado e desenvolvido com consciência e responsabilidade. Ao observar os trabalhos desenvolvidos por outras escolas, percebe-se alguns pontos que podem ser melhorados em nossos próprios trabalhos. Os estudos devem ser atualizados e reproduzidos perante a comunidade em que se inserem. A valorização dos profissionais e escolares que se dispõem a participar é essencial para que retornem a produção do trabalho.
por LETICIA BORFE - quarta-feira, 26 out 2016, 16:42

O Curso de Formação  e Elaboração de Projetos e Educomunicação  trouxe uma grande contribuição para nossa vida pessoal e profissional, pois este foi capaz de ampliar e modificar a visão que tínhamos sobre como trabalhar com projetos em sala de aula.
por LISARA SUELI BICK - sexta-feira, 28 out 2016, 09:06 

Nosso projeto é intitulado “Do lixo ao luxo: reciclando e reinventando” e tem como objetivo alertar toda a comunidade escolar sobre o grande problema do acúmulo de lixo e do descarte incorreto de resíduos. 
A ideia do projeto surgiu durante uma conversa em sala de aula, onde os alunos mostraram-se preocupados com o descaso em relação ao lixo, visto como um problema em nossa escola e arredores.
Através do projeto, buscamos reutilizar alguns materiais descartados para a confecção de obras de arte e jogos pedagógicos. Como exemplo podemos citar as peças de xadrez feitas com caixas de leite, o jogo de boliche com garrafas PETs e os canteiros espalhados pela escola.
Tanto para os alunos, quanto para os professores, foi possível ampliar os conhecimentos sobre o descarte correto de resíduos, a quantidade de lixo produzida e o tempo que cada material leva para se decompor, bem como a possibilidade de reutilização e transformação de materiais considerados sem utilidade (lixo).
Acreditamos que nosso trabalho ainda não acabou, pois ainda há muito para ser feito e muitas pessoas para serem conscientizadas. Além disso, o engajamento dos alunos foi tão grande que, estes nem pensam em "parar por aqui".
por KAREN REGINA BORSTMANN - quinta-feira, 27 out 2016, 19:04 

A metodologia de projetos traz inúmeros benefícios em sala de aula. Dentre eles:Exercitar a prática de projetos pedagógicos interdisciplinares;Desenvolver um espírito investigativo, reflexivo e crítico nos alunos; Relatar diferentes experiências vividas do cotidiano dos alunos; 
Reconhecer a sala de aula como espaço de construção do conhecimento; Entender a relação entre teoria e prática; Envolver, conforme projeto, nas práticas escolares.
por PATRICIA FERNANDA DOERN DE ALMEIDA FISCHBORN - quinta-feira, 27 out 2016, 14:05


Ao ler as percepções dos colegas em relação ao curso, tive a certeza de que nossos objetivos foram alcançados. Utilizar da Metodologia de Projetos é uma maneira de "fazer diferente e melhor" em sala de aula,pensando no bem comum para toda a sociedade e transformando crianças em cidadãos responsáveis consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente.
É emocionante ver tantos colegas professores envolvidos e empolgados com a educação, apesar de tantas dificuldades políticas, econômicas e sociais que estamos enfrentado no nosso estado.
Agradeço imensamente à Deus por essa oportunidade de poder viver intensamente cada dia desse ano.
Um grande abraço a todos!
Mariluci Prestes Moraes Trinks, 29 de novembro de 2016

2 comentários:

  1. O Curso de Formação e Elaboração de Projetos e Educomunicação trouxe uma grande contribuição para nosso trabalho profissional, pois ampliou e modificou a visão que eu tinha sobre como trabalhar com projetos em sala de aula. Obrigada pela oportunidade de crescimento.

    ResponderExcluir