Professores
inscritos no Polo da escola Santa Cruz, se fizeram presente no dia 16 de maio
para o segundo encontro, em que foi discutido os critérios de avaliação dos
projetos e de participação em cada mostra, a da escola, a do Polo e como será a
participação na I Mostra de Projetos Regional.
Participaram
os professores dos Anos iniciais: Cecília Soares Kuhn e Clair C.R. Beskow da
EEEF Bruno Agnes, Mariane Werner Panke da escola Frederico Kops de Sinimbu,
Dulce M.M. Bublitz da escola Nossa Senhora de Fátima, Greice Daniela Wilges
e Ana Cristina B. Pavan da escola José Mânica, Carine Almada Martins da
escola Santa Cruz e Andréa Pires Carvalho da escola Nossa Senhora da Esperança;
Anos finais: ANDREA PATRICIA LOEBENS DAIANA AMANDA BECKER ERICA LEITE BRUM PARDO Griséldes Danzmann Gass LUCINEIA GEWEHR GOETTEMS MARCIO ALEX EICHLER MARLI CATARINA WERMUTH PATRICIA FERNANDA DOERN DE ALMEIDA FISCHBORN RAQUEL MELLO SILVA ROSELAINE ALVES CORREA SUZANA REBELATTO BOESING;
Ensino Médio: ADRIANO JOSE SCHERER ANDREA LIMA SCHILLING ANELISE CRISTINA NONNENMACHER CARLA SIMONE SODER KROTH DANIELA LUZ DONICHT GLADIS SOELI STROSCHOEN GOULARTE JONAS ANDRE SCHMIDT LUCAS ALEXANDRE ROSA POLIANA ANTUNES DA ROSA ROSIMERI NEUMANN SENIO VOESE SUZANA REBELATTO BOESING TATIANE BEATRIZ LOPES VALQUIRIA DA SILVEIRA VANDERLEI CARDOSO VANDERLEI JOSE RACHOR.
Anos finais: ANDREA PATRICIA LOEBENS DAIANA AMANDA BECKER ERICA LEITE BRUM PARDO Griséldes Danzmann Gass LUCINEIA GEWEHR GOETTEMS MARCIO ALEX EICHLER MARLI CATARINA WERMUTH PATRICIA FERNANDA DOERN DE ALMEIDA FISCHBORN RAQUEL MELLO SILVA ROSELAINE ALVES CORREA SUZANA REBELATTO BOESING;
Ensino Médio: ADRIANO JOSE SCHERER ANDREA LIMA SCHILLING ANELISE CRISTINA NONNENMACHER CARLA SIMONE SODER KROTH DANIELA LUZ DONICHT GLADIS SOELI STROSCHOEN GOULARTE JONAS ANDRE SCHMIDT LUCAS ALEXANDRE ROSA POLIANA ANTUNES DA ROSA ROSIMERI NEUMANN SENIO VOESE SUZANA REBELATTO BOESING TATIANE BEATRIZ LOPES VALQUIRIA DA SILVEIRA VANDERLEI CARDOSO VANDERLEI JOSE RACHOR.
Segue abaixo cópia de
alguns itens que norteiam este curso:
2.
OBJETIVO GERAL:
* Oferecer aos
docentes uma formação que possibilite a elaboração de projetos no Ensino
Fundamental e Médio, a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias, com o
intuito de buscar soluções para situações-problemas na sociedade em que está
inserido.
2.1.Objetivos
Específicos:
* Apresentar a
Metodologia de Projetos para nortear o trabalho dos professores nas escolas;
* Aprimorar o
conceito de sustentabilidade voltada à educação;
* Oferecer
aos docentes ferramentas tecnológicas para a construção de projetos
interdisciplinares em sala de aula;
* Sensibilizar os
professores da importância em desenvolver e orientar projetos;
* Propiciar
momentos onde os professores possam socializar suas experiências com projetos
em sala de aula;
* Analisar a
importância da leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar;
* Elaborar projetos
referentes às Escolas-Polos, bem como artigos científicos, a fim de colocar em
prática os conhecimentos adquiridos, aprimorados e socializados durante a
formação.
* Promover uma Mostra de Projetos Regional, como culminância do trabalho desenvolvido durante o Curso de Formação.
* Promover uma Mostra de Projetos Regional, como culminância do trabalho desenvolvido durante o Curso de Formação.
3.
JUSTIFICATIVAS:
* a Metodologia de
Projetos apresenta uma proposta para nortear os trabalhos dos professores nas
escolas, vindo ao encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a
inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa;
* a realização de
projetos dá a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu aprendizado, e o
professor ser um mediador do processo ensino aprendizagem;
* a
Educomunicação podendo ser usada como ferramenta para desenvolver trabalhos
interdisciplinares;
* o professor, ao
construir o conhecimento com o seu aluno e sendo motivado através de apoio pedagógico oferecido durante o curso de formação, apresenta maiores condições
de sensibilizar seus alunos para desenvolver projetos;
* a necessidade de o professor ser protagonista de seu próprio projeto, bem como de um artigo científico.
* a necessidade de o professor ser protagonista de seu próprio projeto, bem como de um artigo científico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário