Quando se fala em Projeto, logo associamos à área da Ciência da Natureza, visto que é onde há uma maior atuação por parte dos professores, particularmente na área da Educação Ambiental. Mas sabemos que Projetos podem ser desenvolvidos em qualquer área do conhecimento.
A sociedade precisa de pesquisador que coloque em prática e promova a ação, para a mudança de valores e ideais, que todos possam ver cada um pelo que é, e não pelo que possui.
Hoje, além de livros, revistas, jornais, temos uma grande ferramenta de pesquisa: a internet, que deve ser utilizada sob a orientação do professor. Inclusive o professor pode estar muito mais presente, acompanhando “de perto” a evolução dos projetos, comunicando-se com os alunos por e-mails.
Cabe aproveitar o espaço do curso de formação para analisar a importância de uma leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar. O que se espera com esse tipo de leitura é a formação de um leitor crítico e reflexivo, capaz de agir e interagir em sociedade, tendo autonomia para intervir no seu meio quando se fizer necessário.
No Módulo 2 o curso traz os critérios para participação das mostras na escola, no Polo e na Regional e a discussão sobre os Projetos dos alunos e o Projeto Piloto dos professores por Nível de Ensino.
Em cada polo teremos Três projetos piloto: 1 dos Anos Iniciais, 1 dos Anos Finais e 1 do Ensino Médio de acordo com a inscrição dos professores nos cursos de formação.
No total teremos 14 projetos piloto por nível, portanto 42 projetos aplicados nas escolas estaduais de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação
- Os projetos podem ser desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento;
- A equipe de avaliadores dos projetos será formada pelos professores que participam do curso Elaboração de Projetos e Educomunicação;
- Os professores serão responsáveis pelos seus alunos e materiais expostos.- Todo e qualquer material exposto deverá ser recolhido no dia da Mostra;
- Será permitida a participação de no máximo 3 alunos e 1 professor orientador por projeto no dia da mostra Regional;
- Ter em mãos uma cópia do projeto para que os avaliadores possam analisá-lo;
- Cada projeto tem passos pré-determinados de acordo com as categorias: Anos Iniciais I, Anos Iniciais II, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, as avaliações dos trabalhos obedecem a esses níveis.
A aula 2 foi desenvolvida no laboratório de informática da EEEM Vera Cruz no dia 16 de maio. Estiveram presentes os professores de escolas estaduais dos municípios de Vera Cruz, Vale do Sol e Herveiras, de acordo com os níveis:
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANA MARIA ROBALLO ARANDA; CARLA DOS SANTOS; IVONE MARIA HOFF; MARINES CORREA KARNOPP; SILVANI BACK E ANGELA MARIA THOMAZ.
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:CLAUDIONEI GARCIAS AMBROSIO; ELPIDIO GEHRKE; JAQUELINE REINKE GROHE.
ENSINO MÉDIO: ADEMIR JOSE MACHADO; ALINE DA SILVA; ANDERSON ISMAEL REICHERT; CARLOS EDUARDO SCHMIDT; CINTIA LOPES SILVA ROHR; DANIELA LUZ DONICHT; FERNANDA GOMES SANTOS; JENIFER CHRISTMANN; JOCIMAR FURTADO; LEONI ALGERINHA SILVEIRA RAMOS; SIRLEI TAVARES; VANDERLEI JOSE RACHOR E VERNER FRITZ LINDEMANN.
- A equipe de avaliadores dos projetos será formada pelos professores que participam do curso Elaboração de Projetos e Educomunicação;
- Os professores serão responsáveis pelos seus alunos e materiais expostos.- Todo e qualquer material exposto deverá ser recolhido no dia da Mostra;
- Será permitida a participação de no máximo 3 alunos e 1 professor orientador por projeto no dia da mostra Regional;
- Ter em mãos uma cópia do projeto para que os avaliadores possam analisá-lo;
- Cada projeto tem passos pré-determinados de acordo com as categorias: Anos Iniciais I, Anos Iniciais II, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, as avaliações dos trabalhos obedecem a esses níveis.
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