quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aula 3 do grupo da Escola Goiás dia 20 de junho

O grupo de professores do Polo da Escola Goiás em Santa Cruz do Sul realizou o seu 3º encontro no dia 20 de junho no turno da manhã. O objetivo principal do curso é oferecer aos docentes uma formação que possibilite a elaboração de projetos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias, com o intuito de buscar soluções para situações-problemas na sociedade em que está inserido.
 Os objetivos específicos definidos na construção deste projeto:
* Apresentar a Metodologia de Projetos para nortear o trabalho dos professores nas escolas;
* Aprimorar o conceito de sustentabilidade voltada à educação;
* Oferecer aos docentes ferramentas tecnológicas para a construção de projetos interdisciplinares em sala de aula;
* Sensibilizar os professores da importância de desenvolver e orientar projetos;
* Propiciar momentos onde os professores possam socializar suas experiências com projetos em sala de aula;
*Analisar a importância da leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar;
* Elaborar projetos referentes às Escolas-Polos, bem como artigos científicos, a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, aprimorados e socializados durante a formação.
* Promover uma Mostra de Projetos Regional, como culminância do trabalho desenvolvido durante o Curso de Formação.

Justificativa para a realização do curso de formação:
* Considerou-se que a Metodologia de Projetos apresenta uma proposta para nortear os trabalhos dos professores nas escolas, vindo ao encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa;
* Entende-se que a realização de projetos oferece a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu aprendizado, e o professor ser um mediador do processo ensino aprendizagem e que a Educomunicação pode ser usada como ferramenta para desenvolver trabalhos interdisciplinares;
*Compreende-se que, o professor, ao construir o conhecimento com o seu aluno e sendo motivado através de apoio pedagógico oferecido durante o curso de formação, apresenta maiores condições de sensibilizar seus alunos para desenvolver projetos e que a necessidade de o professor ser protagonista de seu próprio projeto, bem como de um artigo científico fará com que o mesmo reflita sobre as suas ações modificando sua prática pedagógica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário