quarta-feira, 8 de junho de 2016

Como produzir um Jornal Escolar.

Segue abaixo como produzir um Jornal Escolar. Texto editado no site da Gestão Escolar (gestaoescolar.org.br).

Objetivo geral 
Criar um veículo por meio do qual a escola possa divulgar seu projeto educativo.
 
Objetivos específicos 
Para a direção Garantir a estrutura e o material necessários ao andamento do projeto. 
Para os alunos Participar da produção das edições e ter contato com os gêneros jornalísticos. 
Para a coordenação pedagógica Formar os professores para o trabalho com jornal. 
Para os professores Aplicar com as turmas o planejamento elaborado na formação. 
Para os funcionários e a comunidade Participar com sugestões de pauta e opiniões sobre as reportagens e ser fontes de informações.
 
Conteúdos de Gestão Escolar 
Aprendizagem Promoção de situações reais de confecção de textos jornalísticos. 
Equipe Articulação entre docentes, gestores e demais funcionários da escola. 
Comunidade Melhoria da comunicação com os pais e busca de parcerias. 
Materiais Disponibilização de jornais que sirvam de referência para o trabalho. 

Anos
1º ao 9º ano.

Tempo estimado 
Dois meses por edição. 

Material necessário 
Calendário de eventos escolares e comunitários, jornais impressos (locais, nacionais e, se possível, institucionais), câmera fotográfica, computadores, gravadores e blocos de anotação. 

Desenvolvimento 
1ª etapa Formação docente 
O coordenador deve prever reuniões pedagógicas para o estudo sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos. A complexidade do que será lido, ensinado e produzido depende das expectativas de aprendizagem para o ano escolar - os anos iniciais podem começar com os classificados e os mais velhos serem desafiados com a produção de reportagens maiores. O professor, como modelo de leitor, precisa ler e propiciar aos alunos contato frequente com os diversos gêneros usados por periódicos. 

2ª etapa Apresentação para a comunidade 
Por meio de reuniões e avisos nos murais, avise os pais sobre o projeto. Eles poderão participar dando sugestões de pauta, servindo de fonte para os alunos, dando palestras (caso haja profissionais que trabalhem com jornal) e doando exemplares ou assinaturas para a biblioteca da escola. 

3ª etapa Criação do conselho editorial 
Convide alunos, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. Eles podem ser escolhidos por seus pares ou se oferecer voluntariamente. Gestores devem ter representantes nesse grupo, que discutirá o cronograma, a periodicidade, as seções, as responsabilidades de cada um, a divisão de tarefas entre as turmas, a circulação e a distribuição - além de dar a palavra final sobre os temas e os textos. É interessante que a formação dessa equipe mude periodicamente. 

4ª etapa Organização e escrita 
Com base no planejamento feito com o coordenador, os professores realizarão as atividades de produção de textos com as turmas. Cada sala fica responsável por uma seção (esportes, cultura etc.). É recomendável que o coordenador observe as aulas e verifique a aplicação do que foi estudado. 

5ª etapa Checagem e distribuição
O material precisa passar por uma revisão, a ser feita pelo diretor e pelo coordenador pedagógico. A intenção é verificar se os textos condizem com os valores e os objetivos previstos no PPP. Cumprida a tarefa, encaminhe os arquivos à gráfica (que também pode ser uma parceira da escola). Por fim, todos devem ajudar na distribuição. 

Avaliação 
Reúna-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público leitor a fim de ouvir as opiniões. Uma seção de cartas, com os contatos da escola, auxilia esse levantamento.

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