Ao
longo do desenvolvimento do projeto pude perceber o interesse dos alunos, pelo
fato de que a produção foi feita em totalidade por eles, o sentido positivo de
apropriação ou mesmo de cuidado em relação ao espaço escolar aumentou. Durante
os dias de mostras internas realizadas na escola o sentimento de orgulho,
satisfação e responsabilidade prevaleceu em seus relatos. (por JULIANA INÊS KONZEN -
quarta-feira, 14 set 2016, 10:53)
Também
percebi o interesse dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e o
esforço dos professores em trabalhar com essa prática. No dia da mostra
interna foi gratificante ver o empenho dos alunos em apresentar seus projetos.
Nem todos se envolveram com a mesma dedicação, professores e alunos estão
aprendendo trabalhar com projetos. Durante o processo percebi a dificuldade de
alguns colegas professores, entre estes, uns procuraram ajuda e outros foram
resistentes. É um trabalho que exige mudança na prática pedagógica em sala de
aula. Envolver todos os alunos também não é fácil.
(ROSANGELA LILIANA KAERCHER - sexta-feira,
16 set 2016, 11:26)
Cabe
à escola pensar alternativas para construção de trabalhos que colaborem para
uma formação mais humana. Acreditamos que através de projetos e metodologias
criativas poderemos contribuir para uma educação integral.
Freire
nos coloca que: Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar meios
para que a aprendizagem aconteça, é necessário desacomodar e instigar para que
inicie o processo de aprendizagem. (FREIRE, 2011, P.12)
A
metodologia de projetos nos permite colocar em prática a tão desejada
interdisciplinaridade, abordando o tema de forma criativa e significativo para
os alunos. A Interdisciplinaridade permite ao aluno o conhecimento do todo,
quebrando assim com a fragmentação entre os componentes curriculares através do
diálogo entre os mesmos, tornado assim o conhecimento mais significativo para o
aluno. (por MARCIELI DOS
SANTOS - quarta-feira, 7 set 2016, 18:38)
Não
se pode mais pensar em uma escola nova com os mesmos métodos de antigamente. A elaboração
de projetos na escola vem ao encontro com esta proposta do aluno ser
protagonista, não mais um mero coadjuvante em sala de aula. Além disso, um
projeto tem toda uma relevância social, não se restringe às paredes da escola,
tampouco da sala de aula.
O
projeto elaborado pelo nosso grupo “meio ambiente e sustentabilidade –
embelezando o local que moro” é de extrema relevância social, pois está
diretamente ligado às famílias, alunos e à comunidade em geral. Com a
conscientização de todos, a localidade pode ficar mais bela, sem lixos, sem
depredação das paradas de ônibus. Uma ação leva a outra, acreditamos que uma
vez conscientizados, levarão adiante estes hábitos de cuidado. ( EVELIN
SIEBENEICHLER - domingo, 28 ago 2016, 21:47)
Se
sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que
visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro
das próximas gerações, cabe a pergunta: é possível o ser humano respeitar o
meio em que vive se não respeita o próximo? As relações entre os indivíduos
precisam ser sustentáveis antes de esperar deles o plantio de uma árvore, a
economia de água e energia, a separação adequada do lixo, enfim, as demais
atitudes sustentáveis. Dessa forma, nosso projeto intitulado Meio ambiente: eu
e o outro, traz o cão como
protagonista de nossas ações. A relação dos indivíduos para com eles
(cachorros) e a deles para com os indivíduos guiarão nossos estudos e práticas
no desenvolvimento deste projeto piloto. (CRISTIANE PEREIRA - domingo, 28 ago 2016,
19:31)
Concordo
plenamente com a importância de se trabalhar com projetos reforçando o ensino
interdisciplinar, pois assim o aluno aprende com mais motivação. Muitas vezes
estudar um conteúdo com barreira das áreas de conhecimento, faz com que o
educando não abra seus horizontes, e não veja sentido no que esta sendo
ensinado. A partir dos projetos ele busca o que o interessa conhecer e
aos poucos vai adquirindo curiosidade e aprendendo com autonomia. No
planeta que vivemos em que quase tudo é limitável, precisamos incentivar a
sustentabilidade e demonstrar a sua importância. Com a aplicação dos projetos
podemos de forma prática observar como podemos ajudar a melhorar o nosso meio
ambiente reutilizando muitos materiais que poderiam levar anos para se
decompor. (PATRICIA INÊS ZWIRTES - sexta-feira, 26
ago 2016, 21:22)
O
trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de
construção de conhecimento de forma mais ampla, tendo como eixo a aprendizagem
significativa. Segundo Paulo Freire: “Tanto educadores quanto educandos
envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar
em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais
participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Deve, enfim,
alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.
O professor passará a desempenhar a função de coordenador, mediador e
fomentador do processo de construção do conhecimento, além de aprendiz. Possibilitará
o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as
diversas áreas de conhecimento e desenvolverá um trabalho coletivo envolvendo
professores, alunos e comunidade escolar. O aluno será o elemento central
da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sociocultural.
Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo
de aprendizagem. O
trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais
expressivo para a realidade escolar. Propõe que no processo de aprendizagem os
saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções
confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável será possível novas
descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem. Aprender
é uma tarefa pessoal e as atividades propostas no projeto são apenas um ponto
de partida, que devem proporcionar ao aluno os instrumentos para um trabalho
criativo e intenso de aprendizagem. O saber constitui-se pela capacidade de
reflexão, esta por sua vez exige uma série de informações, que nesse propósito,
são pesquisadas, registradas, analisadas, socializadas. Por isso, nosso Projeto
Piloto que tem como título "Óleo de cozinha: Descarte
consciente" aborda um assunto muito rico, que permite a nossos alunos
um grande aprendizado, muita reflexão e a busca de alternativas para
proporcionar às futuras gerações um mundo melhor para se viver. Sem agredir o
Meio Ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que
eles se mantenham no futuro. Desta forma estaremos contribuindo para um
desenvolvimento sustentável. (por GRAZIELA GASSEN
DA SILVA - sexta-feira, 19 ago 2016, 20:53)
O
trabalho com projeto desenvolve nos alunos diversas habilidades, entre elas, a
pesquisa, e interação com os colegas, o respeito ao meio em que vive, a
responsabilidade de suas atitudes em relação ao meio ambiente, entre outras. O
despertar para ações que lhe trarão de retorno sentimentos como gratidão,
carinho, respeito e reconhecimento acabam por contribuir para a formação de
crianças e adolescentes como cidadãos conscientes de sua contribuição para a
sociedade. (por MARIA RAQUEL
TEIXEIRA DOS SANTOS - segunda-feira, 15 ago 2016, 14:43)
Num
projeto espera-se que o aluno desenvolva as habilidades como elaborar,
refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e da leitura,
revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a opinião dos
colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e a
responsabilidade. Já o professor deve agir como mediador, auxiliar, criar
situações desafiadoras, intervir quando necessário e essas habilidades são
desenvolvidas no andamento do projeto. (por VANUSA VOESE
WENDLAND - quinta-feira, 21 jul 2016, 22:40)
O
uso das multimídias na elaboração de projetos, têm auxiliado muito, pois os
alunos podem buscar o conhecimento fazendo uso das diferentes
ferramentas disponíveis. O professor, como mediador, interage com os alunos em
sala de aula, através de e-mail, whats, entre outros. Os alunos produzem
vídeos, elaboram textos, fazem pesquisas bibliográficas, assistem vídeos e
buscam meios para a elaboração de seus projetos, tornando-se autores do
próprio conhecimento e se envolvendo em temáticas até então desconhecidas ou
que não lhe chamavam a atenção. Os professores, por sua vez também usam
diferentes ferramentas na elaboração e administração de suas aulas,
possibilitando diferentes formas de motivar o aluno na aquisição do
conhecimento. A escola como um todo está se adaptando e cada vez mais fazendo
uso das diferentes mídias.
O
projeto piloto nos colocou frente à este desafio, que já acontece na
escola, embora não de forma tão interdisciplinar. (por MARIA RITA
DALPIAZ BREUNIG - domingo, 17 jul 2016, 12:50)
Nosso
projeto piloto tem como tema o resgate de valores para uma vida sustentável,
desse modo, nosso objetivo maior é conscientizar a comunidade escolar sobre a
importância de cada um fazer a sua parte. Através desse trabalho, queremos
ampliar o reaproveitamento de materiais - utilizando-os para os mais variados
fins, e tirando-os da natureza, onde levariam anos para se decompor -, alertar
sobre as consequências do acúmulo de lixo, bem como valorizar a agricultura
orgânica através do uso de adubos naturais. (por KAREN REGINA
BORSTMANN - segunda-feira, 4 jul 2016, 14:14)
A
relevância social do projeto para a comunidade escolar, sem dúvida é o
conhecimento da sua própria história. Acredito que no momento em que todos,
professores, alunos, funcionários e comunidade estiverem conectados num só
proposito teremos um resultado maior.(por CAREN JORGIANE
CIDADE DE OLIVEIRA - segunda-feira, 4 jul 2016, 11:25)
A
relevância social do projeto realizado na minha Escola é principalmente a
conscientização dos nossos alunos, bem como de toda a comunidade escolar, da
necessidade do cuidado e preservação do meio ambiente. É necessário e urgente
que cada um faça a sua parte e não apenas cobre do outro uma atitude positiva.
A Escola certamente não poderá formar um cidadão crítico e consciente frente as
necessidades atuais se não trabalhar coletivamente em prol de um
desenvolvimento sustentável. (por RENATA BORGES
GOMES - domingo, 3 jul 2016, 17:53)
O
nosso Projeto surgiu a partir de conhecimentos prévios sobre impactos
ambientais, a questão do destino do lixo que produzimos na escola e em casa, o
nosso papel neste processo e nossa responsabilidade. O objetivo do
projeto é de sensibilizar os alunos e comunidade escolar sobre realidade
ambiental da escola e valorizar os espaços da escola, tornando-o limpo, belo e
agradável para o estudo e convivência. Acredito ser de muita importância para a
comunidade escolar. (por VANDRIANI HERMES
BOTELHO - sábado, 2 jul 2016, 18:19)
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ResponderExcluirNosso projeto "Embelezando o local que moro" teve relevância social por tratar de um grande problema que é o destino incorreto do lixo e o depósito com muita antecedência nas lixeiras, sendo alvo de animais que reviram deixando-o no chão. Outro problema são as paradas de ônibus abandonadas pela prefeitura municipal. Através do projeto as paradas receberam limpeza e pintura com envolvimento da comunidade e dos alunos participantes do projeto.
ExcluirNosso projeto "Embelezando o local que moro" teve relevância social por tratar de um grande problema que é o destino incorreto do lixo e o depósito com muita antecedência nas lixeiras, sendo alvo de animais que reviram deixando-o no chão. Outro problema são as paradas de ônibus abandonadas pela prefeitura municipal. Através do projeto as paradas receberam limpeza e pintura com envolvimento da comunidade e dos alunos participantes do projeto.
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