domingo, 27 de março de 2016

CURSO DE FORMAÇÃO ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO

  
 
No dia 14 de março de 2016 a 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO deu início ao Curso de formação ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO para professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul atuantes nas escolas de abrangência do Vale do Rio Pardo.

O Projeto foi desenvolvido pelas professoras Mariluci Prestes Moraes Trinks e Nuria Meurer, contando com o apoio nas aulas presencias  dos Polos de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande da professora Graziela Tavares Lazzari e do professor Juliano Ferreira, O projeto é promovido pela Secretaria Estadual de Educação e executado pela Gestão do Coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul.



Frente a essa proposta, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação percebe a necessidade de oferecer aos docentes uma formação que possa nortear o trabalho dos professores nas escolas, que consigam visualizar a Elaboração de Projetos e a Educomunicação como ferramentas para a construção de conhecimentos interdisciplinares em sala de aula.

Pensando na conjuntura atual, faz-se necessário fomentar a leitura crítica da sociedade. Na era da informatização, da diversidade, a educomunicação vem de encontro com o projeto. Nesse sentido, o curso de formação tem como uma das metas a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias como possibilidade de inclusão da pesquisa e autoria dos participantes. 

No Módulo 1 a proposta é de Construção de um Projeto Ação
Quando se fala em Projeto, logo é associada à área da Ciência da Natureza, visto que é onde há uma maior atuação por parte dos professores, particularmente na área da Educação Ambiental. Mas sabemos que Projetos podem ser desenvolvidos em qualquer área do conhecimento.
A sociedade precisa de pesquisadores que coloquem em prática e promovam a ação, para a mudança de valores e ideais, que todos possam ver cada um pelo que é, e não pelo que possui.
Hoje, além de livros, revistas, jornais, temos uma grande ferramenta de pesquisa: a internet, que deve ser utilizada sob a orientação do professor. Inclusive hoje o professor pode estar muito mais presente, acompanhando “de perto” a evolução dos projetos, comunicando-se com os alunos por e-mails. 
Utilizar de recursos tecnológicos vem de encontro com a realidade vivida por grande parte dos alunos de nossas escolas. O curso de formação tem o intuito de fomentar a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis, como tablets, data show, lousa digital, computadores, netbooks e notebooks. Dentro desse viés surge a Educomunicação, que pode ser descrita como o ato de educar através da utilização dos recursos de mídia, tornando as aulas mais prazerosas, resgatando assim o interesse dos alunos, que passam a ser protagonistas na construção do conhecimento.
Cabe aproveitar o espaço do curso de formação para analisar a importância de uma leitura crítica dentro de uma visão interdisciplinar. O que se espera com esse tipo de leitura é a formação de um leitor crítico e reflexivo, capaz de agir e interagir em sociedade, tendo autonomia para intervir no seu meio quando se fizer necessário
Dinâmica aplicada pela professora Graziela Tavares Lazzari com o grupo de professores de encruzilhada do Sul,
Apresentação do grupo.




Polo no município de Pantano Grande com a participação de 11 professores das escolas
EEEB Pedro Nunes de Oliveira e EEEF Rita Lobato.





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